domingo, 2 de março de 2014

ENTENDENDO A EXPIAÇÃO OU SACRIFÍCIO DE ANIMAIS NO ANTIGO TESTAMENTO:

3) ENTENDENDO A EXPIAÇÃO OU SACRIFÍCIO DE ANIMAIS NO ANTIGO TESTAMENTO:
Expiação: O perdão dos pecados dos que se arrependem e confessam, acompanhado de reconciliação com Deus, pelo Sacrifício de vítima inocente, No AT a vítima era um animal, figura e símbolo do Cristo crucificado (Lv.1-7; Hb.9:19-28).
A) EXPIAÇAO NO ANTIGO TESTAMENTO:
•hebráico“rpk kaphar” -Cobrir, purificar,expiação,reconciliar,cobrir com betume; encobrir, pacificar,propiciar,expiar pelo pecado, cobrir, por pessoas através de ritos legais (Ex.29:36);
•hebráico “hajx chatta’ah ou tajx chatta’th” - relativo a pecado, oferta e purificação dos pecados de impureza cerimonial (Lv.4:8; Ex.30:15; Lv.5:9; Lv.7:2; Lv.9:7). Compreendendo sacrifício de animais no A.T, para entender o sacrifício de Jesus por nós. Veja as Profecias: Is.53:10; Sl.40:6;Mt.9:13; Rm.12:1; Ef.5:2; Fp.2:17; Fp.4:18; 2 Tm.4:6; Hb.9:20-25;Hb.10:1-26; Hb.13:8).
B) OS SACRIFÍCIOS DE ISRAEL:
No hebraico (xbz zebach) e em Grego yusia thusia - Animais, cereais ou bebidas eram entregues a Deus como parte do culto de adoração. O uso de termos sacrificiais para expor a morte de Cristo.
O Cordeiro de Deus;seu sangue limpa o pecado e compra a redenção, transformando a morte de Cristo num verdadeiro sacrificio pelo pecado.Sua morte lembra os sacrifícios do A.T.,de 2 maneiras:
* Os sacrifícios são ritual de adoração judáico; * sinal profético que apontava para um futuro sacrifício perfeito. Eram proféticos, não apenas a Cristo, como serviram para preparar o povo de Deus para a dispensação melhor que seria introduzida com a vinda de Jesus, afinal, os judeus já estavam familiarizados com sacrifícios, quando João Batista falou que Jesus era o Cordeiro de Deus.
Entendendo o ritual da Lei de Moisés, entenderemos o sentido da morte de Jesus na Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário